sexta-feira, 3 de junho de 2011

Incomparável: Sra Experiência

Boa Tarde amigo e obrigado por mais uma vez compartilhar de seus minutos preciosos comigo.

Li outro dia uma reportagem que falava sobre a contratação de pessoas para grandes empresas, onde estes profissionais ficariam responsáveis por montar a “memória” da empresa.

Você já pensou em como isto é importante na rotina de sua companhia? Eu, sou uma pessoa que tem como perfil ser  demais organizada e guardo de forma separada todos os emails, comunicações e artigos que eu recebo, desde que recebi um notebook para utilização e realização de meu trabalho. Na verdade minto, pois tenho antes mesmo de ter um computador para uso empresarial, CD´s que foram gravados com informações anteriores.

Nossa que pessoa louca você deve estar pensando, mas calma meu amigo que vou aqui tentar explicar a grande importância de termos esta “memória”.

Temos inúmeros tipos de profissionais dentro de uma companhia, criativos, iniciativos, organizadores, regrados, políticos, nomenclaturas diversas para diversos perfis que são construídos através de todos os traços culturais e vivencias de cada um. Convido-lhe a pensar sobre a importância desta união de qualidades para a construção de uma empresa forte e que consiga crescer e apresentar resultados..

Conseguimos até ter uma situação mais simples. Imagine um casal, onde os dois são totalmente desorganizados e consumistas natos. Com certeza a situação financeira desta família será sempre descontrolada, sendo altíssimo o risco de gastarem mais do que recebem no mês. Tendo esta situação em andamento, chegará um momento em que eles terão por obrigatoriedade organizarem as contas e recebimentos, nem que seja a organização das dívidas, e após passarem por um período de dificuldades, possuirão a experiência de terem vivido aquela situação.

Digo isto para podemos vincular a importância de termos pessoas que se completem com a importância de se ter experiência por ter vivido uma determinada condição. pois podem até não aproveitarem esta experiência adquirida para uma próxima situação, porém o fato é que ela existe na memória deles.

Em uma empresa não é diferente esta necessidade, guardado as devidas proporções, entretanto podemos até ter toda uma equipe reformulada, mas ficará muito mais fácil fazer um planejamento, se houver histórico.

Processos, procedimento, formulários, planilhas com compras e vendas, como também emails enviados, sejam internos ou externos, formam a memória da empresa.

Os resultados são alterados por qualquer mudança do mercado, até o clima faz muita diferença - pense por alguns segundos na diferença existente com a diferença climática na venda de itens como aquecedores, ar-condicionado, sorvete, chocolate quente, sopa, lareiras, cerveja, entre outros.

Com informação de que as vendas sofrem alteração através de muitos quesitos internos, imaginem se a empresa não tiver nem a informação interna para trabalhar.

Segue um exemplo simples do que estamos falando. Supomos que o dia das Mães a partir do próximo ano vai cair na última sexta do mês de maio, ao invés de segundo domingo como costumeiramente. Esta mudança gera uma preocupação no mercado em geral por não existir histórico de um dia das mães em uma sexta feira, no final do mês, assim teremos mudanças de comportamento no consumidor, que também estava habituado a compra no segundo domingo do mês (próximo ao dia de pagamento da maioria dos funcionários do comércio). Assim lhe pergunto: Vai vender mais ou menos com a mudança? A reposta é obvia: NÃO SEI. Isto porque todos precisariam fazer uma série de análises de mercado para poder provisionar o que irá ocorrer. A partir do segundo ano do dia das mães em uma sexta feira no final do mês já existira uma memória sobre as vendas o que faz ser muito mais fácil o planejamento.

Funcionários vão e vem em uma empresa, uns deixam mais, outros levam mais, isto é um ciclo que nunca vai parar, porém é importante para funcionários e empresas perceberem que esta relação terá começo, meio e fim, nenhum deve guardar rancor ou ódio do outro se houver o pedido de “desquite”. Os interesses são individuais, e podem por um período (um mês, um ano, dez anos, cinqüenta anos) estarem na mesma direção, porém em outro momento percebem que estão remando um para cada lado, assim nenhuma parte estará contente com a “remada” do outro, neste momento é preciso trocar de barco.
Porém é muito importante todos os envolvidos estarem ciente que esta memória formada é importante na continuidade de cada um dos lados.

Seja meu amigo a sua memória, transformem-se seus resultados com base em experiências adquiridas. Faça hoje em metade do tempo de ontem a mesma tarefa. Está em suas mãos ser melhor, se não nasceu prodígio, torne-se um deles. Você pode tudo.

Recomedação sobre o tema experiência: Filme SEM LIMITES. (Bradley Cooper, Abbie Cornish e Robert de Niro)

Até a próxima meus amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário