Talvez tenha lido o título tão rápido que nem notou que as palavras estão escritas de maneira errada, mas talvez tenha pensado que cara maluco, que não revisou nem o título do seu texto.
Na verdade esta invertida de letras foi proposital, recebi a muito tempo a trás um email que falava sobre esta questão, ao qual explica que nosso cérebro lê as palavras por blocos e não as letras individualmente, o que faz com que consigamos ler mesmo que a ordem das letras não estejam corretas.
Comecei este post deste jeito, pois acho a comunicação uma arte, onde vírgulas e acentos modificam completamente o sentido da frase.
Vemos empresas enormes, com anos de história, sofrendo, gastando dinheiro por problemas de comunicação. Hoje com o tempo passando cada vez mais rápido, devido as inúmeras atividades que temos de executar, com as mesmas 24 horas que nossos antepassados, tinha com muito menos tarefas diárias, e queremos todos os momentos otimizar tempo.
Esta otimização de tempo nos faz muitas vezes comunicar de forma falha com nossos subordinados ou gestores, pré-supondo que já existe pelo ouvinte conhecimento do caso, porém isto é uma grande falha.
Se comunicarmos um mesmo assunto para um grupo X de pessoas, pode ter certeza que os entendimentos não serão idênticos, pois existe a cultura na formação do indivíduo que o faz ter visões e pressentimentos diferentes sobre as coisas.
Um jogador de futebol bem sucedido incentivará com muito mais facilidade seu filho, caso ele queira seguir a carreira de jogador, do que um filho de um executivo bem sucedido, que poderá até comentar em uma conversa com amigos que o filho não quer saber de nada, só de jogar bola.
Isto irá ocorrer, pois o correto em sua visão é que o filho estude e se forme na faculdade, para gerir seu negócio o que no mínimo siga uma carreira em outro ramo, mas de cunho executivo.
É preciso tomar muito cuidado, por exemplo, em uma apresentação para seus diretores, é preciso lembrar que você não está mais dentro de uma sala de aula. Você deve se vender, vender sua apresentação, para conseguir uma abertura a negociação.
Ser objetivo é regra primordial, lembre-se: o tempo urge. Respeite o tempo de todos.
Existem muitos cursos e regras que falam sobre o modo de montar uma apresentação. Voc~e sabia que:
Uma pessoa não consegue se concentrar mais de 30 segundos genuinamente em um determinado assunto?
Que um slide se torna cansativo demais, ao ponto de desviar a atenção dos telespectadores se ultrapassar 7 minutos na tela?
Chamar a atenção para um barulho externo (que você não tem ação sobre ele), vai atrapalhar mais a atenção dos presentes do que permanecer apresentando e focado no seu texto?
Não estar vestido adequadamente para apresentação, e não se vender, fará perder qualquer possibilidade de vender sua idéia?
É prezado ouvinte, são apenas detalhes, mas que fazem toda diferença em sua venda.
A apresentação é iniciada no primeiro contato com seus ouvintes.Para uma apresentação empresarial não ultrapasse 15 minutos.
Dois passos iniciais antes da apresentação:
1º Estabeleça um objetivo bem definido. Objetivo oculto: o que eu quero?.
2º Conheça os ouvintes (informações). Obter informações sobre os ouvintes, obtém confiança e tranqüilidade.
Posições perceptivas; A todo momento você deve estar analisando os três pontos de vista:
A - Quem fala: manter o olhar nos ouvintes para saber se eles estão prestando atenção
B - Quem ouve: manter o foco no apresentador, ter concentração
C - Ambiente: prestar atenção se tem algo que pode desviar atenção do público, por
Divisão de uma apresentação: Uma apresentação empresarial deve ser dividida em três fases principais
A - Abertura – O que oferece (30%)
B - Sustentação – Como isso é possível (50%)
C - Fechamento – O que quer de volta (20%)
Obs: Se não puder fazer o tudo, faça a abertura e o fechamento.
Avalie três pontos:
Postura: corpo e expressão
Recursos ferramentas multimídia
Quantidade e qualidade das informações
Ø Slide contendo um texto mais de 20 palavras é perigoso. Entende-se que levamos 0,5 seg. para ler cada palavra, por isso se o texto tiver 20 palavras são 10 segundos que a audiência irá prestar a atenção no texto, e não no que você está falando.
Ø Imagens, ilustrações, gráficos, tabela: raciocínio visual e imaginário associativo
Ø Cuidado com o texto, pois o publico pode ler o texto e interpretar como quiser. Assim, disputando a atenção com o apresentador.
Ø Tamanho da fonte: de 24 a 96.
Ø Lembrar de fazer mais de uma cópia e opção de recurso, pen-drive, cd ou até mesmo computador reserva.
Ø Tipo de fonte: Recomendado Arial ou Times New Roman.
Ø Caixa baixa: leitura mais confortável
Ø Caixa alta: ideal para títulos.
Ø Tabela: destacar na tabela o assunto que está dizendo (cor ou negrito), para não deixar a audiência perdida.
Ø Gráficos de curva: horizontal a leitura é melhor, não ultrapassar 4 curvas. Para diminuir a percepção, aumentar as linhas horizontais, para aumentar a percepção, diminuir as linhas verticais. Depende do seu objetivo.
Ø Gráficos de barras: ordem de magnitude passa a informação mais organizada e facilita a comparação.
Ø Gráfico de pizza: mesmo se colorir, deve-se destacar o principal.
* Gostaria de agradecer ao colega Rafael por dividir informações de seu curso que fez na FGV.
E vcoê predzao letior prerpaado para sua prómxia apretaseçnão ??
Se gostou divulge, se amou, multiplique, se não gostou critique.
"Sem a liberdade de criticar não existe alogio lisongeiro" P.A. BeanumarchaisFonte da imagem: http://comunicacaocomcompetencia.blogspot.com/
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