Bom dia, boa tarde, boa noite prezado leitor, é sempre muito bom viver um novo dia, e após este carnaval que literalmente lavou nossas almas, precisamos retomar o ritmo, e não é o do batuque dos tantãs.
Em outro texto coloquei sobre a dificuldade da comunicação existente nas empresas, e hoje queria falar sobre outro assunto: AS COISAS URGENTES.
Gasto mais da metade do meu dia resolvendo coisas que “aparecem”, que as pessoas dizem ser urgentes, e isto onera e deixa toda operação fragilizada, pois se deixamos de fazer algo planejado para fazer algo “urgente”, o planejado ficará para depois e pode depois se tornar algo urgente. Tenho um grande amigo que fala que quando tudo é urgente, volta tudo à estaca de que nada é urgente, pois ninguém resolve tudo de uma vez só, e assim começam os destaques das urgências, ou seja, a URGÊNCIA DAS URGÊNCIAS.
Dentro deste contexto, recebi outro dia pelo skype a seguinte frase vinda de minha esposa:
“Tudo aquilo que algum filho da mãe diz que é “URGENTE", sempre é algo que algum imbecil deixou de fazer em tempo hábil e quer que você se ferre para fazer em tempo recorde.” (Thamo Dsa Kusheyo - Monge Tibetano)
Caso haja identificação com seu dia-a-dia, ou mesmo imaginou aquele colega de trabalho, esteja certo de que isto não é um “privilégio” de vossa senhoria. Isto é fato e constante.
Pergunto para você, o que podemos fazer contra estes artilheiros que fazem gol contra?

Este planograma acima é a resposta senhores, três palavras que fazem toda diferença quando realizadas nesta seqüência.
As maiorias das estratégias falham por não serem eficazmente executadas, vemos planos mirabolantes no papel, mas que sofrem em desorganização, e acabam mal executados, resultando em fracasso.
Existem nas empresas pessoas que, a todo o momento, criam planos, estratégias, ou seja, iniciativa é o que não falta, mas vemos pouca “acabativa”, se assim podemos dizer. Gestores montam estratégias, porém antes de chegar ao final, mudam completamente o rumo do navio. São estas mudanças que milhares, e porque não dizer milhões de reais, dólares, libras, euros, etc... São perdidos, pois não há sequer mensuração ao que foi feito.
Não estou dizendo que as empresas precisam montar uma linha de raciocínio e não podem alterar, não é isso, mas o plano ele deve consistir em uma forma organizada para que seja no mínimo executada como planejado, e para sabermos se está dando certo ou não é à hora dos analistas das empresas mostrarem através de dados transformados em informação, se o plano está sendo bem ou mal sucedido. Mas vemos que com o simples mudar do vento empresas mudam o rumo, sem sequer saber se estava indo para o caminho certo.
Isto muitas vezes ocorre por briga de EGOS, já vi dentro de empresas diretores que usavam da seguinte estratégia, mostrar que a sua idéia era melhor e não a do outro, e ao observar de um panorama diferente, a empresa era quem menos importava nesta história toda.
Prezado leitor você não precisa ter uma empresa para poder planejar, organizar e executar comece com seu dia a dia. Determine o que vai fazer, separe em blocos de tempo para suas atividades, se trabalham sabendo que ocorrem muitos imprevistos no dia, deixe um período destinado a isto, assim conseguirá remanejar se for necessário, ou seja, se planeje para tal. Cuidado com email´s, outlook´s, MSN, skype, são programas que nos ajudam muito, porém podem ser grande inimigos do tempo e do seu dia de atividades. Tenha horário para responder emails, não fique preso a eles.
Lembre-se que seus colaboradores, precisam de atenção, tenha tempo para falar com eles – mais de 70% dos funcionários diz que seu gestor direto nunca tem disposição para ajudá-lo. Cuidado, pois falta de tempo pode ser desorganização e não excesso de tarefas.
Tenha certeza que trabalho nunca acaba por isto organize o que deve fazer, e estabeleça suas prioridades, o seu tempo é o mesmo que de todos os seres sobre a superfície da terra.
Chegar ao final do dia com o sentimento de tarefa executada, mesmo sabendo que tem muito mais para o outro dia é motivador, pois tem sua meta do dia alcançada, assim começará a ter planejamento para a semana, mês e dai só o céu é o limite.
Experimente querido leitor e, por favor, me conte como foi sua experiência.
Você pode conquistar o mundo se quiser, mas para isto, precisará planejar toda sua ação, organizar para que tudo saia como planejado e por fim atuar para uma excelente execução.
Abraços e até a próxima.
Parabéns mais uma vez! Que bom realizar nossos sonhos! Suas dissertações são ótimas e suas orientações também. Não conhecia este seu dom, tô orgulhosa!!! Bjs
ResponderExcluirNena
Que bom acessar a internet e ler artigos tão interessantes como esse seu. Parabéns!Para mim foi uma surpresa saber deste seu lado escritor.Continue!É esse o caminho.!!!Bjs
ResponderExcluirDeis