quinta-feira, 14 de abril de 2011

Você executa suas atividades com eficiência e eficácia?

Boa noite prezado amigo. Obrigado por mais uma vez compartilhar comigo de seu tempo precioso.

Em uma redação de email a alguns dias atrás surgiu a dúvida sobre a utilização das palavras eficiência e eficácia, no mesmo contexto, pois são palavras que ganharam novo significado e conotação, conforme a utilização.

Estas mudanças acontecem até com freqüência dentro do ambiente de trabalho, pois são utilizadas para traduzir de forma mais fiel, ou até mesmo enfatizar uma determinada idéia ou enfatizar alguma coisa.

Temos palavras em nosso vocabulário que quando consultadas em dicionários, como Aurélio ou Michaelis, temos significados idênticos:
Eficiência
sf 1 eficácia, efeito, energia. A: ineficiência. 2 DE PESSOA competência, capacidade, habilidade. A: ineficiência. 3 Mec. rendimento, produção. Ex: A eficiência do motor.
Eficácia
sf eficiência, efeito, energia, força. A: ineficácia.

Em consulta ao site http://pt.wikipedia.org, já temos informações diferentes:
Eficiência: Eficiência ou rendimento refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Existem diversos tipos de eficiência, que se aplicam a áreas diferentes do conhecimento
Eficácia: A eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objectivo.

Eficiência, no nosso trabalho é o fazer de modo correto, enquanto eficácia resume sobre fazer da maneira certa.

Assim temos uma divergência gigante entre as duas palavras.Pois nas duas teremos o alcance da meta, porém uma com melhor aproveitamento dos recursos.

Vamos ter como exemplo uma missão de guerra que seja conquistar o campo inimigo, temos dois batalhões, com situações idênticas.

O primeiro grupo, assim que chega próximo ao campo inimigo, o invadem sem perceber as armadilhas e pontos, porém conseguem conquistar o campo inimigo com apenas 20% do recurso humano que começou a tarefa.

Já o segundo grupo decide fazer um grande planejamento de como o fazer, faz desenhos na areia de como será o ataque, o capitão explica a posição a ser tomada por cada um da equipe, até que decidem aguardar pelo melhor momento, até que fazem a investida. Conseguem a conquista do campo com a perda de apenas um membro da equipe, que representa 10% do recurso

Vemos que os dois grupos atingiram o resultado proposto pela missão, ou seja ambos foram eficiente, pois não foi colocado dentro da missão qual o percentual que seria admitido de perda sobre os recursos. Porém é claro quando lemos o texto que o grupo dois foi extremamente mais eficaz

Buscando a eficácia e sendo bem sucedido, com certeza seremos eficientes, porém o inverso pode não ocorrer.

Eficiência está ligada ao resultado, ao produto, a meta, a missão e a eficácia vão além do resultado. Está vinculada ao como feito, e o aproveitamento dos recursos utilizados.

Existem hoje no mercado de trabalho, empresas e profissionais muito eficientes, porém poucos eficazes. Vemos o comprimento das metas, mas na maioria das vezes não vemos a preocupação com tempo, recursos, energia

Neste momento você deve estar se perguntando: Como posso mudar isto? O que devo fazer?

Prezado amigo, nada é fácil, mas é preciso mudar. Começe a analisar as suas tarefas realizadas e ter como meta apontar para você mesmo o que poderia ter sido melhor, seja em recursos financeiros, ou em redução de tempo gasto.

Mais uma vez falo sobre a necessidade de mudar, sair do MAIS DO MESMO, questionar-se de como tem realizado suas tarefas, quais os métodos e estratégias que está utilizado. Não existe uma ferramenta melhor?,Podemos as vezes estar cortando o pão com uma colher.

Reportagens estão estampadas todos os dias nas revistas e jornais falando sobre a acomodação que existem nas pesoas. FALTA ATITUDE. Isto reflete em minha mente aquela típica frase que escutamso quando tentamos mudar alguma coisa: “Aqui sempre foi assim.” Precisamos nos mexer, procurar novo modo de fazer coisas velhas com mais eficiência. Acredite que: Mesmo que algo tenha sempre sido feito de um modo é bem provável que possa ser melhorado.

Outro ponto muito importante e também já colocado em textos anteriores é a importância de investir tempo estudando suas ações, ou seja, PLANEJAMENTO. Você com certeza certificará sobre as economias que serão feitas.

Ser eficaz exige planejar, organizar e executar.



Você já assistiu a um jogo de futebol que ao qual fica claro que um time jogou muito melhor que o outro, mas não foi eficaz ao ponto de marcar mais gols que o adversário e perdeu o jogo? Até mesmo uma fábula fala sobre a importância de ser eficaz, ou você não lembra da corrida da Lebre contra a Tartaruga?

Eficácia faz toda diferença seja no mundo esportivo, quando corporativo, por isto reavalie seus métodos. Descubra um jeito melhor de fazer as coisas. Isto poderá gerar economia de tempo, material, equipamento e poderá traduzir-se em um diferencial em sua carreira ou empresa. Faça certo e da maneira certa. Não fique preso somente ao fazer, mas fazer da melhor maneira possível. Você só tem a ganhar sendo eficaz.
Por isto, da próxima vez que lhe perguntarem se você é eficiente ou eficaz, que você possa responder confiante: EFICAZ!

Seja agente de mudança. Comece por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário