sexta-feira, 29 de abril de 2011

Páscoa – Reflexão e Equilíbrio

Boa tarde querido leitor e desculpe minha ausência por estes dias, o trabalho com chocolate neste período ocupa-nos de forma indescritível, por isto o pedido escusa.

A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

Acabamos de passar pela Páscoa, momento muito de renovação. Muito antes de termos a Páscoa como uma celebração cristã, representa a passagem de um tempo de trevas para um tempo de luz, mas minha intenção não é contar a história ou relatar fatos que marcam esta data, mas tentar mostrar a importância deste momento de reflexão, para que você consiga equilibrar sua vida.

Nos meus traços culturais, trago este momento, como muito importante para família, para trabalharmos nossa paz interior, para fortalecermos nosso ponto de equilíbrio.

Em nossa rotina esquecemos que somos como pilhas recarregáveis, que precisamos nos recarregar, porém os modos se re-energizar são diferentes, alguns preferem ir pescar, outros irem a uma “balada”, alguns assistirem um filme, mas o importante é que você saiba o que faz diferença para você.

O “bacalhau” ao centro da mesa tem um significado muito maior que propriamente alimentar os integrantes da mesa. É o momento dos familiares, amigos, refletirem não entre si, mas de modo mindividual sobre sua importância para as pessoas o rodeiam. O que estamos fazendo para ajudar a humanidade. O peixe posto a mesa representa por muitos a carne que não pode ser consumida, pois está relacionada a morte de Jesus Cristo, porém por vezes, vemos que culturas vão inexistindo, sobrando a parte comercial. O FERIADO, a VENDA DE PEIXES, OVOS DE CHOCOLATE, porém muitas crianças sequer sabem por que não estão consumido carne naquele dia, ou o que representa o OVO DE PÁSCOA.

É importante passamos de geração após geração, o DNA cultural existente em cada um, lógico que podemos limar as partes ruins, como preconceitos, mas como traços hereditários deviam em minha opinião ser transferido de pais a filhos.

Deixamos nossas famílias em momentos como este, pois o dever nos chama (falo por mim,por estar totalmente envolvido neste mundo), como os esquecidos poderiam comprar PEIXE para a sexta, se nenhum local estivesse aberto, ria para muitos não haveria o domingo com ovos de páscoa, se não fossem muitas pessoas estarem disponíveis a vender. Poderia aqui até defender uma posição radical do tipo: “Quem esqueceu que fique sem”, mas ai estaria contra todo o espírito e foco da mensagem que gostaria de passar.

Quando vemos mensagens de Páscoa que fala sobre ressurreição, entendo que não precisamos MORRER de fato para poder ressuscitar,  entendo que por vezes estamos MORTOS, esperando de fato a hora de “DEITAR”. Pessoas trabalhando por trabalhar, sendo esposos por que casaram, indo a lugares, porque está tudo mundo lá.

PARE

Você não precisa continuar trabalhando no mesmo local se já não lhe satisfaz, não precisa continuar casado se não quiser mais, não precisa ir a festas se não é lá que quer estar. VOCÊ É MAIOR QUE TUDO ISTO. Você pode o que quiser, basta querer. Pessoas não param de fumar por que no fundo não querem, NADA é fácil, mas TUDO é possível. A força que faz as pessoas seguirem em frente não se compra; não se pede emprestado; não se toma; ela já existe dentro de cada um.
Ouvi uma história uma vez que diz a existência de dois LOBOS de cada um: Um do BEM e um do MAL.
Sabe qual cresce dentro de você? O que você mais alimentar.

Use o tempo disponível com seus familiares, seus amigos e principalmente o tempo que tem só com você para refletir sobre sua vida, seus resultados (aqui não estou falando apenas da partes financeiras ou metas empresariais, falo da sua vida inteira. Está visitando as pessoas que você gostaria, está se dando ao luxo de fazer o que você gosta pelo menos por hobby. Se uma de suas buscas for casar, você já encontrou o pedaço que faltava de você? Eu não sei qual é a sua busca, mas espero de verdade que você já saiba.), nada vai cair no seu colo, até para correr o risco de ficar milionário em um destes jogos de loteria é preciso escolher os números e registrá-lo em uma casa de apostas.

Se você é uma criança, não espere a adolescência para saber o quanto era bom ser criança. Caso esteja na puberdade não espere os 18 anos achando que sua vida vai mudar, curta o agora. Tenha certeza de que sua vida é agora, NÃO ESPERE MORRER PARA PODER "RESSUCITAR".

Fonte imagem: http://www.sweetbr.com.br/produtos/pascoa_2011/index.html


“Páscoa é ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte.Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance pra gente melhorar as coisas que não gostamos em nós. Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho e vermos que hoje somos melhores do que fomos ontem”


Esta frase acima resume muito bem a mensagem que quero deixar neste post. Ajude mais, creia mais, recomece. SEJA MELHOR QUE ONTEM.

E você, o que tem a dizer sobre a Páscoa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário